Publicidade
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão
pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços,
especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de
conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos,
em especial atividades como o planejamento, criação, produção
e veiculação de peças publicitárias. Mas estudos mostram uma
tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha
inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos,
demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade
na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789),
que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o
seu estágio atual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso
da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros,
divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam
suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria
ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo
suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas,
jornais, filmes, Internet e outros.
Confusão no uso do termo publicidade
Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como
sinônimo de propaganda ou para representar a atividade realizada
por uma agência de propaganda.
No Brasil também existe confusão entre os termos propaganda
e publicidade por um problema de tradução dos originais de
outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções
dentro da área de negócios, administração e marketing utilizam
propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade
para o termo em inglês publicity. O termo "publicidade"
refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial.
É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender
os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a
"propaganda" tem um significado mais amplo, pois
refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas
eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos).
Áreas de atuação em uma agência
de publicidade
Dentro de uma agência de publicidade ocorre uma divisão das
tarefas. Como em uma empresa normal, há departamentos designados
para determinadas funções, porém, por se tratar de uma profissão
"criativa" às vezes esses departamentos, ou o modo
operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros
segmentos. Os cargos mais comuns que encontramos nas agências
são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização,
Produção (Produção gráfica e RTVC).
- Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência
e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta
peças e campanhas, planejamentos etc.
- Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir
melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos ao público-alvo
esperado.
- Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável
pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado
atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais
e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão
as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.
- Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação,
formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte
visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável
pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos),
esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento
que saem as idéias para os anúncios.
- Produção: Neste departamento, que é dividido em produção
gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos
os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores
gráficos e produtoras de vídeo.
- Produção on line: Esse é um novo cargo existente nas agências
de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes
por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizado,
nem em termos de denominação de cargo nem de funções, o profissional
que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento
geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações
on line adequadas à verba/perfil do cliente, dar apoio à criação
no desenvolvimento das peças e acompanhar o trabalho com os
fornecedores on line, desde o orçamento até a entrega, de
todas as peças digitais.
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