Plano de marketing
Um plano de marketing é um documento escrito que detalha
as acções necessárias para atingir um ou mais objetivos de
marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um
produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos
de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano
de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing,
caso contrário este será de pouca utilidade.
Normalmente é composto das
seguintes partes:
● Resumo executivo e sumário
● Situação atual de marketing
● Análise de oportunidades e questões
● Objetivos
● Programas de ação
● Demonstrativo de resultados projetados
● Implementação
● Controles e Realimentação
O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento
ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao
desenvolvimento da empresa. Em síntese o planeamento de marketing
divide-se em duas etapas: a Análise de Mercado e a Planificação
de Marketing. A primeira tem como principal objectivo sistematizar
toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objectivos.
Para se obter uma estratégia correcta é necessário ter um
correcto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos,
dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de
evolução. Dentro desta etapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento
dos Objectivos e a Identificação das Oportunidades. Na primeira
fase é definido claramente as linhas de produtos, os segmentos
de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. o conjugar
destes factores cria as condições para identificar as ameaças
e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar
toda a planificação de marketing. Dentro da Panificação de
marketing (2ª etapa) encontram-se também duas fases: A Formulação
Estratégica de Marketing e o Desenvolvimento do Plano. Na
primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita,
aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só
depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o próprio
Plano de Marketing.
Veja também:
Etapas
para construção de um plano de marketing
|