Mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos
procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por
outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da
oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde
apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao
agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que
os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende
primariamente das interações entre compradores e vendedores
para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
Origem
Originalmente o termo mercado era utilizado para designar o
sítio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar
os seus bens. Contudo, em marketing, os vendedores são vistos
como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo
um mercado. Os vendedores enviam os seus produtos, serviços
e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação
em troca. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam
de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem
(Internet).
A definição de mercado poderá ser entendida de duas formas
distintas:
Em sentido amplo: Conjunto de pessoas individuais ou colectivas
capazes de influenciar as vendas de um determinado produto
Em sentido restrito: Conjunto de dados sobre a importância
e evolução das vendas de um produto.
Quanto nos referimos ao mercado, em sentido amplo ou em sentido
restrito, existem três classificações de mercado:
Mercado real: Volume de vendas efectivo de um determinado
produto ou número de consumidores que compram o produto (os
consumidores do produto que a empresa fabrica).
Quota de Mercado é o mesmo que Mercado real da Empresa.
Mercado potencial: Estimativa do volume a atingir pelas vendas
de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão
em condições de adquirir esse produto (os consumidores que
adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência).
Mercado total: Engloba o mercado potencial de um determinado
produto e o mercado dos que não consomem esse produto (toda
a população que tenha condições para vir a adquirir um bem
ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).
Factores de Evolução dos Mercados
Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito
de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a
longo prazo. É importante identificar esses factores, os quais
ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando
no mercado e assim adoptar as estratégias e políticas mais
indicadas.
Factores de Evolução do Mercado a CURTO/MÉDIO PRAZO
Conjuntura económica, política e social: todos sabemos que
as variações conjunturais se reflectem nas condições para
o consumo, quer por parte das pessoas individualmente, quer
por parte das empresas.
Variações sazonais: é do conhecimento comum que o consumo
de muitos produtos varia ao longo do ano – a venda de chapéus-de-chuva
aumenta no Inverno e o consumo de gelados sofre um acréscimo
no Verão. Existe assim uma certa fragilidade destes mercados,
pois um Verão pouco quente e chuvoso pode provocar uma quebra
nas vendas de gelados, apenas recuperável num próximo Verão
quente.
Factores de Evolução do Mercado a LONGO PRAZO
Tempo: muitos mercados evoluem naturalmente ao longo do tempo
à medida que o consumo de certos produtos se vai expandindo
e entrando nos hábitos das pessoas. É o caso de muitos equipamentos
domésticos, como as máquinas de lavar louça ou os microondas.
Efeito de substituição de produtos: a substituição de muitos
produtos por novos (com o desaparecimento ou não dos antigos)
provoca alterações qualitativas e quantitativas nos mercados.
Por exemplo, o desaparecimento dos candeeiros de petróleo
deu lugar à criação de um espantoso mercado da iluminação
eléctrica e o surgimento das máquinas de barbear permitiu,
não só a criação desse mesmo mercado, mas também a expansão
do próprio mercado concorrente – o das lâminas de barbear.
A inovação tecnológica como geradora de novos mercados: actualmente,
as empresas procuram na tecnologia grande fontes de inspiração
para novos produtos e também para a criação de vantagens concorrenciais.
Grau de concorrência: o aparecimento de novos concorrentes
no mercado leva à dinâmica de desenvolvimento desses mercados
Mercados condicionados: existem mercados que estão condicionados
pelo desenvolvimento de outros e, consequentemente, e desenvolvimento
deste irá levar ao desenvolvimento do outros. É o caso do
mercado da TV por cabo, que está condicionada pelo mercado
dos televisores, ou a Internet que está condicionada pelo
mercado dos computadores.
Envolventes política, económica, cultural, demográfica, tecnológica
e social: de uma forma geral, os mercados são influenciados
pelas condições gerais envolventes, o que aliás, é de fácil
constatação quando apreciamos as cotações da Bolsa de Valores,
altamente sensíveis a acontecimentos externos de variadíssima
ordem.
Estes factores de evolução podem ser objecto de algum controlo
e influência por parte dos agentes económicos, pois nunca
podemos esquecer que as empresas são forças activas e actuantes.
Classificação dos Mercados
Existem dois tipos de mercado:
Mercado formal
Mercado informal
O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em
um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços
e também fatores de produção. A quantidade demandada por um
bem não depende unicamente do preço do bem em consideração,
mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências
do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos,
renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também
depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível,
preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço
do próprio bem, etc.
Mercado de Concorrência Perfeita
É caracterizado pela existência do grande número de pequenos
compradores e vendedores; o produto transacionado é homogêneo;
há livre entrada de empresas no mercado; perfeita transparência
para os vendedores e para os compradores de tudo que ocorre
no mercado; perfeita mobilidade dos insumos produtivos. Só
existe na teoria.
Demais Estruturas de Mercado
Monopólio
Oligopólio
Monopsônio
Oligopsônio
Concorrência monopolística
Marketing e o Mercado
Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas
e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades
e desejos. É um processo através do qual os indivíduos e grupos
obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos
e valor uns com os outros. Embora muitas vezes pensemos no
Marketing como sendo apenas praticado por vendedores, os compradores
também participam nas actividades de marketing. Os consumidores
fazem marketing quando procuram novos produtos e preços vantajosos,
que eles consigam suportar.
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