Identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa
visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto,
empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos
costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto
de cores.
A confecção de um logotipo
ou de um símbolo visual
capaz de representar a assinatura institucional da empresa
deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual
os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse
documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos
de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes
no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos
(impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).
Manual de identidade visual
O manual de identidade visual deve conter:
1.os aspectos formais da marca - ou seja os elementos que
compõe o símbolo gráfico e as variações formais da marca:
por exemplo, para uma marca representada por uma imagem fotográfica
deve ser apresentado tal imagem nos padrões monocromático,
preto e branco, tons de cinza, fotográfico uma versão digitalizada
ou seja uma versão vetorial da marca nas mesmas variações
formais: monocromática, preto e branco, tons de cinza, chapado.
2.apresentar as variações da assinatura da marca: padrão de
assinatura horizontal, padrão de assinatura vertical e variações
formais da assinatura com slogan e sem slogan. Algumas marca
contém slogan, outras não. Assim como algumas marcas são compostas
simplesmente pelo nome da empresa ( coca-cola, ibm, microsoft).
É imprescindível apresentar tais características da marca
e sustentar uma utilização padronizada.
3.apresentar aspectos técnicos da marca: cor (pantone, rgb,
cmyk, hexadecimal), fonte, dimensões, direção, etc.
4.apresentar o padrão de utilização da marca em todo o material
institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope,
etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota
etc.
5.determinar dimensões mínimas e máximas para a impressão
6.regularizar a utilização da marca em fundo colorido, preto,
branco e monocromáticos.
7.apresentar situações a serem evitadas.
Veja também:
simbolo
Logotipo
|