Definições
Marketing é a parte do processo de produção e de troca
que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor
ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda
de mercadorias. Marketing inclui as atividades de todos aqueles
que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até
ao consumidor.
Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução
para o português como Mercadologia (RICHERS, 1986) ou "Mercância"
(GRACIOSO, 1971). Seguem algumas consideradas mais significativas.
Idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização",
mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de
planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação
das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços
existentes ou novos. O Marketing identifica a necessidade e cria
a oportunidade. Abaixo algumas definições citadas na literatura
mundial:
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos
que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para
os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles,
de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA
- American Marketing Association - Nova definição de 2005).
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos
de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a
criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor
com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício
(KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana
voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente,
visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).
Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto,
desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido
pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento,
o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado
consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
Marketing conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo
a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até
o momento que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).
Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume sua
tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing
é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita
a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de
consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos
financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação
de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas
e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA,
Moacir, 2008).
Marketing é a capacidade de identificar por meio de estudos científicos
do mercado as necessidades e oportunidades de produtos e serviços
gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros
e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais.
(JAQUES, Leonardo, 2009).
O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um
satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no
qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam.
O marketing se originou para atender as necessidades de mercado,
mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado
para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de
marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos
aspectos da vida.
fonte wikpédia
|