Canais de informação
Monte seu negócio
Terceiro setor
Legislação
Profissionais/Estudantes
Canal do fornecedor
Gestão empresarial
Oportunidades
Importação|Exportação
Marketing
 

Ombudsman

Parcerias

Downloads

Links úteis

 

 

"Plano de negócios"

Monte seu plano de negócios

 

 

I. Sumário Executivo

Resumo do que é o plano, descrevendo às partes importantes do projeto (O que é, como fazer, como entregar, para quem entregar, etc.), falando das idéias básicas de cada coisa. Fazer o Sumário Executivo depois do plano terminado.

  

II. Descrição geral da empresa / projeto

1.      Descreva o  histórico; a origem; projetos anteriores e quem participa; Qual vai ser a forma jurídica da empresa;

2.      Setor de atuação, área geográfica, principais produtos e clientes; e,

3.      Qual a missão, visão, metas e  objetivos estratégicos da empresa.

  

III. Produtos e serviços

Descrição detalhada:

1.      Do que é o produto; Seu custos; Características; Benefícios (tangíveis e/ou intangíveis); Diferencial do produto em relação ao seus concorrentes; Se você desenvolveu novos produtos ou serviços, qual o processo de desenvolvimento , o que está sendo desenvolvido, como chegou aos resultados e como vai ser a evolução; Linha exclusiva, patenteada, se pode ser imitada por outros;

2.      Abordagem geral da fabricação: terceirizada, própria;

3.      Processos (fluxograma) internos e externos;

4.      Relevância da tecnologia, comparação do padrão frente a concorrência;

5.      Produção: capacidade instalada, ciclos operacionais, custos, rendimentos, perdas previstas etc;

6.      Políticas de produção: movimentação e armazenagem, manutenção, qualidade, planejamento, programas de redução de custos e despesas;

7.      Recursos (instalações, maquinário e equipamentos, mão-de-obra, etc.) e suas fontes;

8.      Necessidade de investimento em equipamentos e instalações;

9.      Fornecedores e vendedores e as relações com eles;

10. Capacidade da empresa para cumprir suas metas de fornecimento;

11. Influências externas, seus impactos e riscos (ou oportunidades) sobre a empresa e possíveis maneiras para lidar com as influências (preço e disponibilidade de recursos produtivos, avanços tecnológicos no setor, mudanças de hábitos ou de estrutura da clientela, regulamentações);

12. Proteções asseguradas (patentes, licenças, marcas), seu impacto;

13. Atividades e processos de desenvolvimento de produtos; Estágio de desenvolvimento do produto, como chegou até aí, como vai evoluir; e,

14. Cronograma das principais atividades e investimentos.

 

 

IV. Plano de Marketing

1.      Como ele pode ter sucesso;

2.      Quantificar e descrever mercados e segmentos, em que irá atuar, suas importâncias e natureza;

3.      Potencial para o produto ou serviço em função da demanda;

4.      Vantagens competitivas da empresa e do  produtos ou serviço;

5.      Limitações impostas pelas legislações vigentes;

6.      Localização da empresa (principalmente quando se trata de empresas de varejo);

7.      Distribuição (Força de vendas própria, revendedores, distribuidores, intermediários, Remuneração, Incentivos.). Custos de distribuição;

8.      Política de preços e descontos, prazos frente à concorrência. Carteira comparado com concorrência; e,

9.      Propaganda e promoções; conceito e conteúdo da campanha, os veículos e a extensão de seu uso; uso de relações públicas (publicidade); orçamento de marketing e sua alocação entre as várias atividades e veículos de comunicação.  

 

V. Capital Intelectual

Resumo do Currículo de cada um dos participantes do projeto e dos colaboradores, deverá conter um resumo da formação e das atividades já realizadas por cada um.  

 

VI. Plano de Investimentos

1. Quais as premissas sobre as quais estão baseadas as projeções;

2. Premissas sobre a origem das receitas;

3. Premissas sobre a origem das despesas;

4. Demonstrações de resultados até estabelecimento da “estabilidade” da 5. empresa após o investimento;

6. Balanços e demonstrativos de resultados dos últimos 3 anos; e,

7. Para novas empresas um balanço, fazer posição financeira quando da sua fundação, e os balanços anuais projetados.

publicidade
     
Home | Institucional | Imprensa | Contato | Ombudsman | Anúncios | Parcerias
Como Montar seu Negócio | Terceiro Setor | Legislação | Profissionais e Estudantes
Canal de Fornecedores | Gestão Empresarial | Links Úteis
 
Todos os direitos reservados © 2000 - 2005 Grupo Boas Idéias - Todos os direitos reservados Copyright Grupo Boas Idéias S/C LTDA. Todos os direitos reservados. O conteúdo desta página, pode ser reproduzido total ou parcilamente, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que não se mude o sentido do que está escrito e desde que os créditos sejam dados o www.boasideias.com.br

Tel: (11) 4639-3516
boasideias@boasideias.com.br
© 2000 - 2005 Grupo Boas Idéias - Todos os direitos reservados