Canais de informação
Monte seu negócio
Terceiro setor
Legislação
Profissionais/Estudantes
Canal do fornecedor
Gestão empresarial
Oportunidades
Importação|Exportação
Marketing
 

Ombudsman

Parcerias

Downloads

Links úteis

 

 


NEGÓCIOS POTENCIAIS PARA OS DIA DOS NAMORADOS
SAIBA MAIS SOBRE O DIA DOS NAMORADOS
OUTROS NEGÓCIOS SAZONAIS


Histórico

As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações, baseada na tradição cristã, romana e pagã.


A tradição Cristã - O Valentines’s Day

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.
O Dia dos Namorados Valentines's Day , foi criado em homenagem ao Padre Valentine, que era um padre em Roma, quando o cristinanismo era uma religião nova. O imperador nesse tempo, Claudius II requisitou que os soldados romanos não se casassem. Claudius acreditou que, como homens casados, seus soldados iriam permancer em casa com suas famílias ao invés de lutar nas guerras. Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. Quando descoberto, o padre foi preso. Ainda na prisão, Valentine casava os jovens que conseguiam burlar a guarda e por isso foi julgado e condenado à morte, por decapitação. Valentine foi decapitado em 14 de fevereiro e sua morte foi anunciada aos romanos em 15 de fevereiro, no mesmo dia do feriado romano de Lupercalia. Após sua morte, Valentine foi nomeado santo pela Igreja Católica, que criava forças na época. Quando Roma se tornou totalmente Cristã, os padres mudaram o feriado do dia 15 de fevereiro para o dia 14, em honra ao Padre Valentine, no lugar do deus romano Lupercus. A tradição romana. O dia dos namorados provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia. Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas de um vilarejo. Após a perda de várias crianças, vítimas dos lobos, os romanos pediram a um de seus deuses, Lupercus, para manter os lobos afastados. Ao longo de vários anos, a vila foi protegida do ataque dos animais, por isso, um festival era oferecido para a honra de Lupercus e comemorado no dia 15 de fevereiro (o calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera). Vale a pena lembrar que o calendário era diferente naquele tempo, ainda não era contado como nos dias de hoje.
Na véspera do dia 15, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa moça seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).


A tradição pagã
Há também, quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, fala-se que o dia 14 de Fevereiro, coincidia com o princípio da época de acasalamento das aves.


A Origem do Dia dos Namorados no Brasil
No Brasil comemoramos o Valentine's Day como dia dos Namorados, no dia 12 de junho. Com esse slogan, “Não é só de beijos que se prova o amor.", o publicitário João Dória instituía no Brasil o Dia dos Namorados. Na época ele era presidente da Standart Propaganda, responsável pela campanha publicitária da loja Exposição Clíper - uma das mais modernas da década de 40. A comemoração era inspirada no Valentine's Day (Dia de São Valentim) norte-americano, mas os comerciantes paulistanos propuseram um ajuste no calendário. Tinham, para isso, dois motivos: aquecer as vendas no mês de junho, tradicionalmente fraco nesse aspecto, e aproveitar a proximidade do dia 13, festa do santo casamenteiro. O sucesso não foi imediato. Como o apelo foi completamente comercial, passaram-se ainda muitos anos até que a data se tornasse sinônimo de romantismo e, é claro, de consumo "não preconceituoso". Atualmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data comemorativa para o comércio somente ficando atrás do Natal e do Dia das Mães.


O dia dos namorados no mundo

Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX.
o Japão existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente.


Curiosidades

Ainda que de origem estrangeira, algumas frases de declaração de amor, como "I love you" , "Be my valentine!", "Be mine!", "From my heart to yours!" e "Every day with you is Valentine's Day for me!" se tornaram internacionais e são extremamente utilizadas também em nosso dia dos namorados.


Santo Antônio

Essa estória já é mais divertida, e é mais a nossa  cara. Contam os antigos que uma moça bonita e solitária estava à procura de um namorado e dirigia suas preces a Santo Antônio. O tempo foi passando e ela continuava só. Um dia ao olhar-se no espelho, reparou que o tempo também passava para ela e o Santo não escutava suas preces. Num gesto de raiva e desilusão, pegou a estatueta do Santo e jogou-a pela janela. O objeto caiu na cabeça de um jovem rapaz que passava pela rua, e desmaiou. A moça escutando os gritos desceu para ver o que tinha acontecido. Quando percebeu que sua imagem havia acertado o pobre rapaz, deu os primeiros cuidados a ele. Este ao abrir os olhos e vê-la, apaixonou-se perdidamente. Acabaram se casando, esperamos nós, viveram felizes para sempre.

Fontes de pesquisa:
*
ww.boasideias.com.br/negocios/sazonais/diadosnamorados

publicidade
     
Home | Institucional | Imprensa | Contato | Ombudsman | Anúncios | Parcerias
Como Montar seu Negócio | Terceiro Setor | Legislação | Profissionais e Estudantes
Canal de Fornecedores | Gestão Empresarial | Links Úteis
 
Todos os direitos reservados © 2000 - 2005 Grupo Boas Idéias - Todos os direitos reservados Copyright Grupo Boas Idéias S/C LTDA. Todos os direitos reservados. O conteúdo desta página, pode ser reproduzido total ou parcilamente, em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que não se mude o sentido do que está escrito e desde que os créditos sejam dados o www.boasideias.com.br

Tel: (11) 4639-3516
boasideias@boasideias.com.br
© 2000 - 2005 Grupo Boas Idéias - Todos os direitos reservados